Web Statistics

8 de mai. de 2013

Norberto Bobbio: democracia liberal e democracia totalitária




Pensando no projeto hegemônico que pretende controlar a imprensa, manietar o Ministério Público, submeter o Supremo e sufocar a oposição, eu lembrei dessa pequena passagem de um texto de Bobbio:   




O que distingue os regimes de democracia ocidental dos de democracia chamada totalitária não é o fato de uns estarem fundados sobre o dissenso e outros sobre o consenso, mas sim que nos primeiros existe um consenso, o qual, contentando-se em ser o consenso dos mais ou da maior parte, baseado nas regras do jogo, admite o dissenso dos menos ou da minoria, enquanto nos segundos há um consenso que não admite o dissenso porque é ou pretende ser o consenso de todos. Como diz muito bem Alberoni, os regimes da democracia totalitária, em vez de deixarem àqueles que a pensam diferentemente o direito de oposição, ou, em outras palavras, o direito de dissenso, querem reeducá-los de tal modo que se tornem, por amor ou pela força, consencientes.




Bobbio, Norberto. "Existe consenso e consenso". In: "As ideologias e o poder em crise". Tradução de João Ferreira -- Brasília: Editora Universidade de Brasília, 4a edição, 1999, p. 48.


Nenhum comentário:

Postar um comentário